quinta-feira, 15 de maio de 2008

INTRODUÇÃO

Para os que não me conhecem ou não lembram mais de mim (estou muito tempo afastado), meu nome é Anderson Torres e eu sou o dono do Maverick da foto mais conhecida (e nem da para ser modesto) da Internet.

Fui dono do primeiro e mais completo site sobre o Ford Maverick do Brasil; Um trabalho bonito, realizado com o coração e muita dedicação. Se me lembro bem (to ficando velho), o site entrou no ar em Abril de 1997 e saiu do ar no final de 2000. Ate hoje tem gente que me envia e-mails perguntando o que aconteceu com o Fly Maveko, que ficou conhecido assim, por causa do redirecionador de URL que eu utilizava na época para divulgar o site sem gastar dinheiro com registro de domínio. A URL era "http://fly.to/maveko" e era bem feinha, porem muito fácil de ser decorada.

MAS CARA, O QUE FOI QUE ACONTECEU COM O SITE?

Bom... Dessa historia eu não tenho orgulho. Na verdade, fui merecedor do chapéu de burro.

Em 1999, o Fly Maveko já tinha tantas visitas e membros que eu já nem conseguia mais dar conta de todo material que recebia para publicação. O site era todo feito em linguagem HTML, com alguns scripts em Java (que na época faziam sucesso), não era muito funcional, todas as atualizações tinham que ser feitas manualmente e davam um trabalhão... Em 2000, comecei então a criar um novo projeto para o site, desta vez, já utilizando códigos PHP com integração a banco de dados. Isso deixaria o site mais "inteligente", automatizando vários processos e cadastrando todos os usuários. Ao final de 2000, eu já tinha tudo prontinho no meu computador, lembro que acordei cedinho e antes de ir trabalhar, retirei o site antigo do ar, deixando somente uma mensagem que dizia: "SITE EM ATUALIZAÇÃO, POR FAVOR, RETORNE AO FINAL DO DIA". Só que ao final do dia, quando cheguei em casa e liguei o computador, tive um desagravável surpresa! O estabilizador de corrente era muito antigo e não sei por que motivo, mandou um super pico de luz para dentro do meu PC, fritando os componentes internos igual a pastel de feira...

- Cara, você não tinha backup nem da versão antiga que retirou do ar antes de ir para o trabalho e nem da versão nova que estava todinha pronta e salva no HD para ser enviada para Internet?

- NÃO! E ate hoje sofro de um mix que mistura vergonha e ódio. Fui tão burro, que nem a senha do servidor onde o site era hospedado, eu tinha de cabeça ou em backup. O resultado disso, foi uma mensagem de "SITE EM ATUALIZAÇÃO" que durou 4 anos, ate que por inatividade, o site foi retirado do ar pelos administradores do servidor.


A foto de Maverick mais famosa da Internet... Acho que ficou tão conhecida, porque enviei para o site Best Cars e eles acabaram colocando na sessão de Papeis de Parede. Hoje vejo essa foto em sites internacionais, nacionais e ate no Mercado Livre, onde gostam muito de usar ela para vender produtos relacionados ao Maverick. Sempre sem créditos... :(


Ford_Maverick_GT_1024.jpg

Clique sobre a foto para visualização em tamanho real (1024 x 768) e se for publicar, por favor, coloque meu nome ao lado né! rsrsrs...

* A foto foi tirada em 2001, na curva 1, da hoje extinta parte norte do autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

0 comentários: